Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas essas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,51-52). NAzaré foi a cidade em que Jesus viveu seus anos de adolescência e juventude. Os Evangelhos nada falam a respeito. Mas, certamente, sua vida foi modesta e pobre como toda família de artesãos, no contexto de sua cultura e época. Durante aqueles anos, os detalhes do cotidiano da vida em família foram santificados pelo relacionamento de Maria, José e Jesus.
Reflexão
Maria era aberta ao novo e ao diferente. Não se apegava aos velhos modos de vida. Mas, fora de casa, em Belém ou fugindo para o Egito, deve ter desejado uma vida mais calma e a segurança de um lar. Isso encontrou em Nazaré e para lá levou suas experiências, enraizadas profundamente na fé, de peregrina e exilada. Estava, pois, preparada para ensinar a Jesus as lições de vida que tivera nas lutas e sofrimentos fora de casa. Quantos momentos de alegria ela deve ter vivido, em Nazaré, sov o mesmo teto de seu filho, que ela sabia ser também o filho de Deus! Na intimidade do lar, Maria formava Jesus, do mesmo modo que já o havia formado na intimidade de seu corpo. Como é o nosso lar? Lugar de paz e de aconchego?
Oração
Senhor, abençoa nossas famílias! Abençoa essa fonte geradora de cidadãos conscientes e livres. Abençoa os lares, para que em todos eles reinem a compreensão e a harmonia. Abençoa os pais, para que sejam amor, força e sustento para todos. Abençoa as mães, para que sejam luz, vida e ternura. Abençoa os filhos, a fim de que possam crescer honestos e responsáveis. Abençoa, Senhor, as famílias em crise, para que apostem no diálogo e na união. Abençoa, Senhor, nosso Pai, todos nós, para que sejamos irmãos, sem destinção de raça, cor, religião e costumes. Enfim, que a Sagrada Família, Jesus< Maria e José, seja nossa companheira de caminhada nesta terra, para que umd ia nos encontremos, todos juntos, na casa que tu nos preparaste. Amém.(7º Dia)
Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, eis o teu filho!". Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!". A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu (Jo 19,26-27) Jesus, com ternura filial, não esqueceu sua mãe, deixa-a sob os cuidados do discípulo amado. Maria é acolhida pelo apóstolo João e entrapara uma nova família, a Igreja nascente. Jesus tem diante de si todos os seus seguidores, presentes e futuros, e os entrega a sua Mãe que assume uma maternidade maior. Em maio à viilÊncia e à cruz, nasce um reino maternal de bondade e paz. Maria torna-se a mãe dos pobres, dos pecadores, dos exilados, dos excluídos, de toda a humanidade.
Reflexão
Maria não é apenas uma figura maternal em relação à pessoa que crê em seu Filho. Ela é a Mãe da Igreja, a amplidão de sua maternidade não tem limites. Sua vida e ação abrangem toda a comunidade humana. Desde a Anunciação, ela coopera com a Palavra de Deus, tornando possível a transformação da história do mundo pela sua resposta positiva à iniciativa de Deus. E agora, após a morte de Jesus, sua missão continua e se intensifica. Como Maria, temos que reconhecer os nossos deveres não só pessoais e familiares, mas também comunitários e sociais.
Oração
À Rainha dos Apóstolos.Jesus misericordioso, eu vos agradeço porque medestes Maria, como Mãe. Maria, eu vos agradeço, porque destes,á humanidade, Jeus, o Mestre Divino, Caminho, Verdade e Vida! Agradeço-vos, porque no calvário nos aceitastes como filhos(as). Vossa missão está unida á de Jesus, que "veio procurar e salvar o que estava perdido". Oprimido pelos meus pecados, refugio-me em vós, ó minha Mãe, minha esperança! Assiste-me com misericórdia, como a um filho doente! Quero receber vossos cuidados maternais! Tudo espero em vós: perdão, conversão, santidade. Entre os vossos filhos, coloco-me numa categoria particular: a dos mais necessitados, nos quais abundou o pecado onde havia transbordado a graça. Estes vos inspiram cuidado especial. Acolhei-me entre eles. Fazei o grande milagre, transformando um pecador em missionário! Será um grande priodígio e uma glóriapara vosso Filho e para vós, minha Mãe! Tudo espero de vosso coração, ó Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos! Amém.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e denfendei-me como filho(a) e propriedade vossa. Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria, Glória-ao-Pai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário